No mundo espiritual existe nove dons que fazem com que uma
pessoa seja capaz de interagir com o mundo espiritual e utilizar as energias místicas.
Portanto em muitos mundos de fantasia medieval os bruxos tem os poderes por causa da suas vantagens mágicas(as escolas).Mas caso o mestre tenha como foque a magia, novas vantagens são criadas. Claro que, fica a caráter de
cada mestre usar ou não. Portanto com testes e aperfeiçoamento elas se dão muito
bem em cenários modernos, aonde o espiritismo e a magia são algo quase
desconhecido e temido. Os nove dons são:
A sabedoria
A sabedoria ou espírito do saber concede a capacidade de
conhecer as leis dos mundos espirituais e verdades sobre o mundo espiritual.
Em jogo, esse dom concede H+1 para qualquer teste que envolva
o conjurador tentar saber alguma informação sobre o mundo espiritual ou
informações ligadas ao mundo.
O conhecimento sobre as ciências espirituais
A ciência espiritual concede habilidade e poder para atuar nas
realidades celestiais e nos mundos espirituais.
Em jogo, esse dom lhe acrescentara informações e habilidades
de utilizar os poderes arcanos básicos e ainda poder usar a força mística com
certa facilidade.
A fé
A fé concede poderes extremamente raros e poderosos, pois com ela é possível ver
o que não é possível, operar prodígios ou fazer coisas impossíveis.
Em jogo, o jogador pode fazer testes que seriam impossíveis por
algum motivos, porem sempre tendo que tirar um no dado para o seu sucesso.
O poder da cura
O dom da cura concede a pessoa ter habilidade de influenciar
na matéria, usado-na para cura de enfermidades e doenças.
Em jogo, o jogador pode curar ferimentos com um teste de H+1
ou recuperar apenas 1 Pv de outra pessoa, nunca dele mesmo.
O poder do milagre
O dom do milagre é a capacidade aonde os espíritos podem
trabalhar feitos inexplicáveis e sobrenaturais.
Em jogo, o mestre faz um teste de sorte pra esse jogador,
com o critério que achar necessário, caso passe no teste, algum milagre ira ser
desenvolvido, como uma pessoa morta reviver ou um braço arrancado crescer
novamente.
O dom da profecia
Este dom é muito raro e não apropriado para personagens de
jogadores. Pois com ele a pessoa recebe informações de acontecimentos futuros e
informações sobre o campo celeste futuro. Em jogo, o NPC seria uma espécie de oráculo
que poderia fazer um drama e avisos na vida dos jogadores.
O discernimento dos espíritos
O poder de entender, sentir e ver espíritos e o mundo espiritual.Em
jogo, isso facilita ao jogador conseguir informações com os mortos e a sentir
vibrações energéticas.
O dom de falar a linguagem espiritual
Esse dom concede a habilidade que a fala afete o espírito e o
plano material, fazendo com que ele entenda o que foi dito. Em jogo, o usuário do
dom pode se comunicar com espíritos e na maioria das vezes eles obedecem por
medo, com exceção de demônios e outras bestas.
O interpretar a linguagem dos espíritos
Esse dom concede a capacidade de ouvir e entender os espíritos.
Em jogo é possível ouvir o espíritos como se fossem uma pessoa normal e acima
disso consegue entender a escrita do mundo celestial.
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