domingo, janeiro 03, 2010

Danos e Ferimentos por Energia.



No artigo anterior foi explicado o uso da regra do dano com efeitos adicionais. Mas não são só os danos físicos que causa esses efeitos, danos especiais ou mágicos como fogo e gelo também causa certos “contra tempo” na vida de um aventureiro.
Claro que os danos por energia são mais brandos que facas e flechas, porem seus efeitos não deixam de ser de importância para uma boa narração.

No caso calor ou fogo...

Labaredas, chamas e até metal quente tem como agravante o calor. O calor quando aplicado em tecido vivo causa em pouco tempo queimaduras e em caso de exposição prolongada à total destruição do tecido e seu derretimento em outras palavras, o fogo causa queimaduras e danos quase mortais a vitima. Portanto uma simples labareda arremessada contra um guerreiro é bem provável que as chamas irão cessar quando se chocar com a roupa, causando destruição da sua vestimenta por outro lado, caso a labareda seja de maior proporção, provavelmente causara queimaduras mortais e um possível churrasco... Uma queimadura arde e queima, o que não facilita teste que envolva concentração e manter o pensamento, em longo prazo pode causar cicatrizes horríveis que podem gerar uma monstruosidade na vitima. As queimaduras são tratadas com água morna e panos úmidos nas queimaduras, a cura não chega a ser total, mas alivia os efeitos negativos.

No caso de frio ou gelo...

O frio no começo não aparenta nada de tão “mortal” como o fogo e o calor, porem em alguns casos esse detalhe muda, por exemplo;
           
Um mago usa uma magia de gelo contra um cavaleiro, seu feitiço é perfeito porem, o gelo somente é criado superficialmente na armadura do cavaleiro.
           
O mago se utilizou de um feitiço que teria sido letal contra um alvo que não utiliza uma armadura, um goblin vestido em trapilhos, por exemplo.
O frio e o gelo não causam danos no momento em que são aplicados, como as chamas, mas causam danos com o passar do tempo, pois quando o tecido é colocado em contato com o frio e o gelo gera formigamento por causa da dificuldade da corrente sanguínea de correr livremente devido a baixa temperatura e em caso de exposição maior e mais densa, pode causar perda total do local atingido.O efeito do frio ou do gelo pode ser tratado com muito calor e uma boa sopa de cogumelos quentinha.


No caso de dano elétrico...

Quando uma pessoa é exposta a uma pequena corrente elétrica, os músculos se contraem involuntariamente e o cérebro tende a sofrer danos mínimos. Mas em casos, aonde a descarga é bem mais forte e densa, pode causar paralisia total dos músculos e gerar danos mortais no cérebro. A paralisia passa com o tempo, depois de umas três horas, mas o dano ao cérebro varia, desde de uma pequena dor mental até um estado de insanidade permanente. A eletricidade não tem tratamento, pois o efeito é na hora, mas pode ser mortal. Quando um dano elétrico é aplicado em algo que esteja úmido, sua eficácia é maior, causando danos mais mortais.

No caso de danos químicos...

Entende-se como dano químico desde fumaças venenosas, ácidos corrosivos e líquidos totalmente mortais quando aplicados em tecidos vivos ou mortos. Mas independente de qual sua origem os efeitos variam de envenenamento até corrosão ou perda total do tecido aonde é aplicado. O tratamento também varia muito, passando de um simples antídoto até uma grande compressa de ervas para “AMENIZAR” o local aonde a toxina foi aplicada.


No caso de danos sônicos...

Também há variação, pois o dano sônico pode ser desde uma pequena vibração irritante aos ouvidos até um grande deslocamento de ar causado por uma explosão próxima.
O dano causado tem como principio afetar o tímpano e os demais órgãos que tem como função a audição. Pode causar um atordoamento temporário ou em casos de ataques sonoros mais densos, total destruição do tímpano, causando total desequilíbrio e sangramentos. Seja como for, o tratamento deve ser descanso e total isolamento do aparelho auditivo. Vale ressaltar, que um personagem que possua audição aguçada sofre em dobro com esses ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário