terça-feira, janeiro 12, 2010

Jeitos diferentes de jogar RPG




Quando se fala em jogos de RPG, logo vem à imagem de guerreiros medievais e um cenário aonde a tecnologia ainda esta na sua fase primordial, essa imagem por mais simpática que seja para alguns, deixa o nosso amado hobby simples e pouco rico. Mas quando apareceu cenários que abordavam situações diferentes, o que enriquecia a imagem do RPG. Agora, novamente se encontra no estado de absoluta saturação, quando não são dragões e orcs, são vampiros e lobisomens.
No entanto existem outros cenários e mecânicas novas para os jogos e jogadores que gostam de “explorar” as novas áreas de divertimento do jogo. Essas novas mecânicas podem parecer estranhas e fora do convencional, mas talvez seja a salvação de muitas mesas cansadas de dragões gigantes e elfas atraentes (seria possível cansar delas?), desta maneira é bem mais fácil trabalhar. Claro que se o mestre mudar toda a mecânica do jogo e os valores empregados no mesmo pode desagradar e até dificultar a vida de um jogador que não seja um “expert” no jogo. Prefira abordagens mais sutis, como por exemplo, uma mini aventura ou mini game aonde os Pjs tenha que usando apenas os recursos que eles têm em mão, levanta uma fazendo do zero para um lord ou servi como generais para as forças de resistência de alguma cidade que é freqüentemente atacada por certa aliança negra...
Agora há narradores que são mais abrangentes e torna aquela mini aventura no jogo, transformando o velho RPG de aventuras medievais em um wargame, aonde os jogadores não mais interpreta um único personagem, mas sim um país. Isso pode ser interessante para que os jogadores e até o mestre tenha novas experiências e renove o gênero. Mas pode haver jogadores que se sintam incomodados ou até mesmo ameacem sair do jogo, provavelmente possa ser o medo do “novo”.
Trabalhe essas opções em forma de jogos rápidos, como por exemplo, apenas uma sessão de wargame, só para ver se agrada os jogadores. Pois caso o mestre planeje uma campanha para o tal e ela não agrada, o mestre ira se esforça por nada.
Cenários e situações que podem ser abordadas para um mestre melhorar o desenvolvimento de seu jogo e desestressar dos mundos convencionais, são exemplos apenas, claro que não deve ser tratado como uma “lei” e também não é meu objetivo criar cenários com tramas intricadas, apenas criar ganchos para possíveis variações nos jogos e nas suas mecânicas.

 
Estilo Wargame;

Esse é o estilo bem mais conhecido, mais pouco usado. Por causa da sua complexidade ou falta de paciência dos jogadores, esse estilo de jogo cai por terra. Para que um wargame ocorra de forma rápida e “limpa” os jogadores devem entender as regras imposta pelo mestre e entender cada ação do jogo. Depois desse processo de aprendizado, os jogadores estarão prontos para jogar um belo jogo de lógica e raciocínio. Nesse momento o mestre deve conceder a seu jogo algumas opções como: habilidades que os generais devem desenvolver para melhorar seu poder de luta, territórios especiais e até mesmo novas construções.
A idéia principal e fazer com que a historia (se houver) desenrole junto cada ação e vitoria do general e seu exercito, criando um objetivo diferente para o personagem. Esse estilo de jogo também pode ser usado para disputas rápidas e sem historia aonde o principal objetivo e acabar com o adversário.

 
Estilo Coperation Game;

Estilo muito abordado quando os jogadores têm o objetivo comum, seja tentando sobreviver em uma casa sendo invadida por zumbis ou tentando sobreviver em uma ilha (LOSt?), todos tem um objetivo comum. Esse estilo faz com que os jogadores tenham que quase como obrigação cooperar um com o outro, dessa forma desenvolve a estratégia de equipe e a comunicação. Esse modo de jogo pode ser usado antes de montar uma mesa para campanha, pois ela provavelmente ira entrosar os jogadores e melhorar o desenvolver de estratégias em equipe.
 
Estilo Full Combat;

Sempre existe aquele jogador que não “curte” muito a historia em si, fica sonolento e quase caído da cadeira. Mas experimenta falar que tem uma aldeia goblin indefesa ou que tem cinco orcs em corrida passando na frente dele, o cara acorda, saca a espada e vai pra cima. Existe um estilo de jogo que é feito sobre medida para esse tipo de jogador, pois nele o mestre não se preocupa com historia ou enredo, apenas na quantidade monstros e por fim um boss turbinado de pontos. O combate é quase que dinâmico, os jogadores não “perdem” tempo com o enredo, historia e interpretação. O que é interessante e apenas se há flechas suficiente ou se a espada ainda tem fio de corte pra matar e dilacerar os inimigos.

Esses temas e ganchos devem ser usadas como uma forma de diverti os jogadores, não faz sentido também mudar o que já esta perfeito. Se os seus jogadores são pessoas fechadas e que não gostam de mudar seu estilo, não tente força tal mudança. Cada um pode usar essas opções como bem quiser ou modificá-la como interessar aos mestres que procuram uma diversão rápida e que possa mudar mentes.

Um comentário: