sexta-feira, janeiro 01, 2010

Ferimentos e danos


























Em um combate, normalmente o mestre não da tanta ênfase para os danos que um personagem ou jogador recebe em um combate. Na idade media por causa da falta de tecnologia e da falta de cuidado com a higiene dos ferimentos, um simples corte poderia selar de uma vez por todas a vida de um guerreiro. Já em um ambiente mais contemporânea, um simples corte pode ser facilmente tratado e curado em alguns meses.
Mas quando se joga o 3D&T alfa, por causa de sua origem um tanto “poderosa”, o narrador não leva em conta “detalhes” mínimos. No entanto esse “detalhe” pode mudar a historia de muitos jogadores. Por exemplo, no caso de um narrador não adotar os ferimentos como regra, um guerreiro que leva uma flecha no peito e um golpe brutal de um ogro nervoso, e apesar disso tudo, por causa de seu estoque de pvs ele com facilidade completa a missão e logo após isso, ainda tem fôlego pra andar, toma uma poção e ir à taverna arrumar briga com um minotauro e um meio-orc!



Agora se o narrador adotar um método de dano diferente, usando o mesmo exemplo de cima, vemos que logo quando nosso herói leva uma flecha, já começa a complicar, pois quando se leva uma flecha no peito a dor e o sangramento são agravantes que podem causar modificadores negativos em testes futuros. Já um golpe de um ogro nervoso pode ser letal, pois temos um golpe do tipo esmagamento que causa, alem do dano normal, também uma possível fratura que será um grande agravante no resto da aventura e quem sabe alguns meses ou anos em recuperação no templo da cidade.
Claro que esses métodos podem ser usados em três freqüências; nunca, em alguns casos ou sempre. Independente de como seja a freqüência do uso dessa regra, ela pode mudar um combate como também pode decidir um duelo com um único golpe. Mas quais são os efeito de cada tipo de dano e quão forte deve ser o golpe para que cause tais efeitos?



No caso de Corte...

No caso de golpes de corte, como espadas e laminas. O ferimento pode ser um simples corte que não vai intervir em nada, indo até um corte no peito dilacerando a pele e acertando os órgãos internos da vitima. Seja como for o corte causa sangramento e quando empregado com maestria de um espadachim bem treinado pode romper ligações causando breves sangramentos e posteriormente a perda dos movimentos do membro atingido.
Em épocas medievais os cortes podem ser tratados de inicio com um pano para cessar o sangramento e posteriormente dependendo do corte com o uso de agulha para a costura do tecido cortado.

            No caso de Perfuração...

A perfuração é sempre letal, pois ao contrario do corte e do esmagamento, a perfuração tem como propósito causar um ferimento e sangramento brando ao primeiro momento, mas quando se tenta retirar o projétil é que a coisa piora. Pois quando é feito o processo de retirada do projétil, duas coisas podem acontecer primeira, o projétil sai causando sangramento que caso não seja medicado poderá ser letal ou segunda, o projétil se quebra causando hemorragia e a morte da vitima. Seja como for o ferimento precisa ser limpo e fechado com panos para que ocorra a cicatrização.

            No caso de Esmagamento...

O esmagamento pode ser considerado o dano mais brando e normal, porem quando aplicado com certo grau de força, causa danos que dificulta a vida da vitima. O esmagamento pode ser definido como golpes com os punhos até uma pedra gigante que acerta o alvo, independente de como for à forma que o golpe é exercido, o efeito será desde um pequeno hematoma até a quebra de um osso ou de ossos do alvo, em caso mais graves a total perda da consciência se o impacto for muito forte. Repouso e descanso são os meios mais convencionais para curar ossos quebrados e hematomas.

  
Seja como for à forma com que é aplicada, esta regra deve ter seu uso equilibrado, pois pode gerar brigas e desistência dos jogadores menos “HARD-CORE”s e iniciantes por causa da responsabilidade que ela gera para o jogador e para o mestre. Sendo também aplicada a PdMs e Monstros do mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário