terça-feira, janeiro 19, 2010

Bardo, os "Jornalistas" medievais.


Papel: Baluarte
Custo: 1
Restrições:nenhuma
Vantagens: recebe Artes gratuitamente; pode comprar Crime e Idiomas por apenas 1 ponto cada
Desvantagens: nenhuma
Pontos de Vida: Rx2
Pontos de Magia: Rx3
Arton é um mundo de grandes heróis, grandes aventuras e grandes feitos. Essas histórias devem ser contadas. Esse é o papel dos Bardos, os artistas supremos de Arton. A profissão de Bardo está entre as mais respeitadas do Reinado — pois, em uma sociedade sem comunicação a longa distância, cabe a eles transmitir notícias de lugares afastados. Também são eles que oferecem entretenimento
à população. Acima de tudo, o Bardo é uma figura de carisma. Com seu talento ele conquista a confiança de inimigos, derrete o
coração das damas e acalma as feras. Em aldeias e vilarejos afastados das grandes cidades, a simples passagem de um Bardo costuma ser motivo de festa. E comum que eles sejam acolhidos em estalagens e casas de família, recebam cama e comida, apenas em troca de algumas boas canções ou histórias. (Isso é uma grande ironia, levando em conta que Bardos têm habilidades muito semelhantes às dos Ladrões.). Bardos são lembrados como pessoas de boa aparência, em trajes elegantes, em geral trazendo consigo um bandolim, harpa ou outro instrumento. Mas esse estereótipo não é verdadeiro. QUALQUER tipo de artista aventureiro será considerado um Bardo — desde a linda dama élfica que comove os bárbaros com sua canção até o malabarista de facas circense, passando pela odalisca do deserto, o escultor anão, o bobo-da-corte... Todo Bardo é um artista, mas nem todo artista é um Bardo — apenas aqueles que decidem viver aventuras. Mas por que um artista se tornaria um aventureiro? Os motivos são variados. Muitos acompanham grandes heróis para produzir obras sobre seus feitos, pois as mais poderosas histórias de Arton são aquelas sobre grandes aventuras. Outros tentam buscar inspiração em lugares distantes. E outros ainda o fazem pelo puro prazer da aventura, a emoção de desafiar monstros e vilões — uma emoção que eles podem, mais tarde, transformar em obras de arte. Todos os Bardos são abençoados e protegidos pela deusa Tanna-Toh, sendo que matar um deles atrai terrível mau sorte sobre o criminoso. Em geral essa maldição ocorre na forma de um redutor de -l em todos os testes, mas existem rumores sobre coisas muito diferentes — desde pequenas alterações corporais (chifres, cauda, manchas...) até a perda de um dos sentidos, ou pior. A maldição só é removida caso o Bardo seja ressuscitado. O bardo pode comprar uma técnica por dez pontos de experiência cada;

Arranjo telepático (passiva);
Ganha a vantagem Magia elementar (espírito) usando apenas a pericia Artes e ganha fetiche no seu instrumento musical.

Aura de Motivação (2 PM);
Gastando dois pontos de magia, o bardo pode iniciar uma canção que motivara a todos que ouvir. Isso faz com que todo o teste de pericia ou de características receba modificador de +1 por quanto tempo o bardo ficar tocando sua canção.

Controle Carismático (3 PM);
Pagando três pontos de magia, o bardo pode usar a pericia Artes para tentar influenciar a cabeça de uma pessoa, hipnotizando a vitima com seu instrumento musical. A vitima tem direito a um teste R para resistir. Caso a Aura de Motivação esteja ativo, o teste de R será de R-3 para a vitima.

Classe retirada do Manual do Aventureiro e adaptada para Alfa.

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