Custo: 1
Restrições:nenhuma
Vantagens: recebe
Artes gratuitamente; pode comprar Crime e Idiomas por apenas 1 ponto cada
Desvantagens: nenhuma
Pontos de Vida: Rx2
Pontos de Magia: Rx3
Arton é um mundo de grandes heróis, grandes aventuras
e grandes feitos. Essas histórias devem ser contadas. Esse é o papel dos
Bardos, os artistas supremos de Arton. A profissão de Bardo está entre as mais
respeitadas do Reinado — pois, em uma sociedade sem comunicação a longa
distância, cabe a eles transmitir notícias de lugares afastados. Também são
eles que oferecem entretenimento
à população. Acima de tudo, o Bardo é uma figura de
carisma. Com seu talento ele conquista a confiança de inimigos, derrete o
coração das damas e acalma as feras. Em aldeias e vilarejos
afastados das grandes cidades, a simples passagem de um Bardo costuma ser
motivo de festa. E comum que eles sejam acolhidos em estalagens e casas de
família, recebam cama e comida, apenas em troca de algumas boas canções ou
histórias. (Isso é uma grande ironia, levando em conta que Bardos têm
habilidades muito semelhantes às dos Ladrões.). Bardos são lembrados como
pessoas de boa aparência, em trajes elegantes, em geral trazendo consigo um bandolim,
harpa ou outro instrumento. Mas esse estereótipo não é verdadeiro. QUALQUER
tipo de artista aventureiro será considerado um Bardo — desde a linda dama
élfica que comove os bárbaros com sua canção até o malabarista de facas
circense, passando pela odalisca do deserto, o escultor anão, o
bobo-da-corte... Todo Bardo é um artista, mas nem todo artista é um Bardo —
apenas aqueles que decidem viver aventuras. Mas por que um artista se tornaria
um aventureiro? Os motivos são variados. Muitos acompanham grandes heróis para produzir
obras sobre seus feitos, pois as mais poderosas histórias de Arton são aquelas
sobre grandes aventuras. Outros tentam buscar inspiração em lugares distantes.
E outros ainda o fazem pelo puro prazer da aventura, a emoção de desafiar
monstros e vilões — uma emoção que eles podem, mais tarde, transformar em obras
de arte. Todos os Bardos são abençoados e protegidos pela deusa Tanna-Toh,
sendo que matar um deles atrai terrível mau sorte sobre o criminoso. Em geral
essa maldição ocorre na forma de um redutor de -l em todos os testes, mas existem
rumores sobre coisas muito diferentes — desde pequenas alterações corporais
(chifres, cauda, manchas...) até a perda de um dos sentidos, ou pior. A
maldição só é removida caso o Bardo seja ressuscitado. O bardo pode comprar uma
técnica por dez pontos de experiência cada;
Arranjo telepático
(passiva);
Ganha a vantagem Magia elementar (espírito) usando
apenas a pericia Artes e ganha fetiche no seu instrumento musical.
Aura de
Motivação (2 PM);
Gastando dois pontos de magia, o bardo pode iniciar uma
canção que motivara a todos que ouvir. Isso faz com que todo o teste de pericia
ou de características receba modificador de +1 por quanto tempo o bardo ficar
tocando sua canção.
Controle Carismático
(3 PM);
Pagando três pontos de magia, o bardo pode usar a
pericia Artes para tentar influenciar a cabeça de uma pessoa, hipnotizando a
vitima com seu instrumento musical. A vitima tem direito a um teste R para
resistir. Caso a Aura de Motivação esteja ativo, o teste de R será de R-3 para
a vitima.
Classe retirada do Manual
do Aventureiro e adaptada para Alfa.
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